Shorts retrô Puma.

Agora é a vez da Puma, ainda nos anos 80. Depois de falar dos beckenbauers da Adidas e da Umbro, vou falar sobre a principal concorrente da Adidas, a também alemã Puma.
Este short roxo aí de baixo pode parecer muito com o do último post, sobre os retrôs da Umbro, mas aí é que está: até onde sei, por meio da internet, a Puma fazia vários tipos de shorts diferentes, com tecidos diferentes, incluindo o nylon “amanteigado” e puta tesão como os da Umbro.

O que se mantina era o tamanho: curtinho. Como sempre. Acho um um puta tesão homem de calção largo, enorme, quase caindo, mas não posso negar que meu pau sobe quando vejo um carinha usando um short curtinho de nylon (coisa muito rara hoje em dia ¬¬).
O modelo mais comum da Puma era como este da foto da esquerda abaixo, uma cor qualquer com uma faixa que se dividia na lateral. O tecido era o nylon tradicional.
Mas também podia ser de apenas uma cor ou com listras opacas ou brilhantes. E o tecido?
Bom, além do nylon tradicional e do nylon “amanteigado” (extremamente brilhante), havia também um nylon mais opaco mas mais durinho, parecido com plástico. É um tipo de nylon que eu adoro e que uma marca norte-americana chamada Soffe faz bastante. Vou falar mais desse nylon no próximo post.
Esses shorts também podiam ter bolsinho traseiro ou não. Ou seja, a variedade era grande e sempre acabo encontrando um modelo que nunca tinha visto antes (adoro ficar vasculhando o eBay).
As fotos abaixo são de lá:

Via internet, comprei um igual a este ciano com faixa azl-marinho da última foto. Um tesão.
Ele tem uma sunga interna de algodão. Não removi. Se já vem com (ou seja, o dono anterior não tirou) eu prefiro também não tirar por medo de estragar ou rasgar uma raridade dessas. Agora que consigo ter acesso a essas coisas tãos gostosas, não quero perdê-las😉
Tenho também um igual ao da foto abaixo do meio, preto com faixas brancas e opacas. Muito gostoso. Tenho também um preto, com nylon plástico e sem cueca embutida! Tesão!

Ainda quero ter um como o da foto abaixo: nylon amanteigado, azul escuro e com bolsinho.
Os que eu tenho sao de tamanhos levemente diferentes. A numeração, naquela época, era alfa-numérica (não sei porque). Ao invés de P, M e G (ou S, M, e L, em inglês), Puma, Umbro e Adidas usavam D4, D5, D6, D7 etc. O D4 era pequeno (extremamente pequeno para os padrões atuais). O D5 era o equivalente ao M, é o que fica mais ajustado ao corpo sem ficar apertado, ou seja, o padrão da época, mas muito curto para os dias de hoje. Procuro comprar sempre nesse tamanho, mas nem sempre é possível =/
Tenho alguns D6 (que também ficam bons, só um pouco largos, mas nada demais). Mas os beckenbauers que comprei no Mercado Livre são D8, ou seja, G ou GG, bem largos. Mas, não estou nem aí, eles são gostosos e foram usados por muitos anos por um carioca (na praia, eu espero hehe), então tô mais é feliz me “divertindo” com eles! =D

Este post tem mais manequim do que homem usando short. Foi mal, mas é difícil encontrar fotos de caras usando vintage. Então, se você tiver alguma ou tiver um desses calções. pode enviar que publico com gosto😉

Sobre Short

Sou de São Paulo e sempre tive tesão por calções. Já tentei manter outros blogs sobre o assunto, mas falta tempo e retorno. Mas o tesão volta e preciso falar sobre o assunto, compartilhar, como os que curtem tênis fazem ;) Tenho uma coleção de mais de 80 shorts esportivos e vou trocar uma ideia sobre eles nesse blog.
Esse post foi publicado em História dos Shorts, Uncategorized e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Shorts retrô Puma.

  1. paulo sergio disse:

    gostaria de conpra desses shorts mas nunca acho

  2. paulo sergio disse:

    blz

  3. Shorts disse:

    Gostaria de saber por quando você comprou esse short de nylon da PUMA ?
    Um forte abraço e parabéns pelo BLOG !!!

Deixe uma resposta

